
Entrevista com Atsushi Ookubo
Por ocasião da sua visita ao Salão do Livro de Paris e do lançamento de seu mangá Soul Eater, publicado pela Kurkawa (N. do T.: Selo francês de mangá), tivemos o prazer de ir ao encontro de Atsushi Ohkubo no hotel parisiense aonde ele está hospedado.
Manga News: Olá, Sr. Ohkubo!
Atsushi Ohkubo: Olá!
Como você se tornou um mangaka?
A princípio, eu não gostava muito de ir a escola e me distraía muito durante a aula. Por outro lado, eu era bom em desenho. Eu queria rapidamente usar o meu talento para contar histórias, para ganhar a minha vida.
Após o colégio, eu estudei em um curso para desenhistas de quadrinhos. Trabalhei no começo como assistente de Rando Ayamine, criador de Get Backers. Na época, eu fazia principalmente as reticulas. Foi quando lancei minha primeira série: B. 1 (prononcez B-ichi), que teve quatro volumes. A partir de 2003, comecei a trabalhar em Soul Eater...
Quais mangás marcaram sua juventude?
Eu sou um grande fã de mangás cômicos. E o mangá que mais me marcou quando era jovem, sem dúvida, foi Dr. Slump!
Qual é o seu mangá favorito no momento?
Gosto muito de Yotsuba E.
Como é um típico dia de trabalho seu?
Durante uma jornada clássica de trabalho, gasto meu tempo principalmente com o lay-out da história. Você deve saber que eu tenho quatro assistentes e meio, o que me ajuda muito.
E meio?
Na verdade, tenho um estagiário em processo de formação. Por ora, funciona como meio assistente! (risos)
A série incorpora muitos códigos do shonen, mas em forma de comédia. Foi algo planeado desde o início ou essa escolha veio de um desvio original de rota?
Desde o início, eu queria muito criar um shonen original. Acho que eu fui realmente diferente de outras séries similares ao escolher uma mulher como heroína, Maka.
Eu também queria trazer um lado mais realista à minha história, criando pares do sexo oposto. Existe uma verdadeira igualdade de gênero no Soul Eater!
Finalmente, acrescentei uma boa dose de humor. Mais do que para quebrar a violência, o lado engraçado de Soul Eater é usado para surpreender o leitor. Não devemos esquecer que sou um fã de Dr. Slump! (risos).
Não é irônico que a série seja chamada Soul Eater? O título refere-se, na verdade, ao personagem que acompanha Maka, a heroína da série ...
Na verdade o título não se refere a este personagem. Mais tarde na história, perceberemos que o conceito de Soul Eater é muito mais importante do que parece, especialmente com o surgimento de um grande inimigo que se mostrará um devorador de almas.
Hellot Gregoire (N. do T.: Editor de Soul Eater em terras gaulesas), quais são seus planos para o título na França?
Eu estava no Japão quando do lançamento da série. A série chegou em um momento em que o gênero gótico estava começando a me irritar... Mas este título traz um toque de frescor com seus elementos de paródia, e, assim, naturalmente encontrou um lugar no nosso catálogo.
(voltando a Ookubo) O primeiro volume apresenta cada casal de heróis de modo independente...
Eu me sentia inseguro no início da série ... O mundo de Soul Eater foi criado como um reflexo disso!
O mundo de Tim Burton inspirou a criação de Soul Eater?
Sim! Adoro este diretor, que cria universo góticos bem-humorados e excitantes. Na verdade, podemos dizer que eu cresci com dois autores: Akira Toriyama e Tim Burton. David Lynch é um cineasta de que eu gosto muito também.
Parece haver alguns elementos comuns entre Soul Eater e Harry Potter ...
Realmente. Você já deve saber que eu não li os livros, mas assisti aos filmes. Devo confessar que fiquei bastante frustrado após assistir ao primeiro filme de Harry Potter, porque eu o achei muito aquém de seu potencial. Então eu incorporei algumas idéias, enquanto esperava adicionar mais loucura ao conceito de uma escola sobrenatural.
e sente com a idéia de sua série sendo publicada pelo resto do mundo?
Como não sou uma estrela do rock (risos), eu não posso andar em qualquer lugar do mundo. Esta é a primeira vez que estou na França! Por esse motivo, eu realmente não tenho consciência do impacto que minha série tem no mundo. Para mim, a coisa mais importante é que Soul Eater agrade ao maior número possível de pessoas!
Você já pensou no final da série?
O caminho ainda é um pouco vago, mas eu já tenho idéias sobre o final de Soul Eater. Em qualquer caso, não quero fazer uma série que se estende ao longo de muitos volumes, como One Piece ou Naruto. Eu não gosto quando uma série termina após tanto tempo.
A série Soul Eater foi adaptada para animação. Qual foi a sua participação neste projeto?
Falei bastante com o diretor do estúdio e equipe do Studio Bones na realização do animado. Conversamos sobre o que era possível acrescentar à animação, em comparação com o mangá. Foi uma boa colaboração.
Está satisfeito com o resultado deste anime?
Eu adoro o trabalho do Bones, então sim – estou muito satisfeito! Eu particularmente gosto muito do tema de abertura.
Para terminar, o que você achou da recepção dos seus fãs franceses?
É realmente formidável!
Muito obrigado por esta entrevista!
Fonte:http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/2009/03/25/soul_eater_atsushi_ookubo_entrevista/
 







 
__THISRES__230503.jpg) 


